NOTÍCIAS - Prefeitura Municipal de Entre-Ijuís - Rio Grande do Sul

NOTÍCIAS

NOTÍCIAS – 02/04/2011
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Entre-Ijuís/RS, Armin Felipe Schünke.

01. PIM – Primeira Infância Melhor – Formatura 2011
Na última sexta-feira, dia 25 de março de 2011, no salão Paroquial de Entre-Ijuís, aconteceu a formatura do PIM 2011. Formaram-se 53 crianças.

11._NOTCIAS_PIM2_-_02.04.2011



Estiveram presentes a Coordenadora do PIM – Viviane Cristina Schwingel; o Assessor de Imprensa e Vice-presidente do Comitê Municipal do PIM, Armin Felipe Schünke que nesta cerimônia de formatura representou o Prefeito em Exercício - Mauri Lizot; a Secretaria Municipal de Educação – Tânia Maris Scola; Representante da Saúde no GTM (Grupo Técnico Municipal do PIM) – enfermeira Cristiane Forgiarine; Representante da Educação no GTM – professora Maria Elizabete de Souza Juswiak; a Presidente do Comitê Municipal do PIM – Tereza Dornelles; a Secretaria do Comitê Municipal do PIM – Vanessa Sost; e representando a 12ª Coordenadoria Estadual de Saúde – Lizete dos Anjos; além de todas as visitadoras do PIM acompanhadas das famílias atendidas e pelas crianças que completaram o ciclo do PIM. A Coordenadora do PIM, Viviane Cristina Schwingel, falou a todos os presentes sobre a importância do PIM no acompanhamento de nossas crianças desde a gestação (acompanhamento às gestantes) até aos 6 anos de idade.

11._NOTCIAS_PIM1_-_02.04.2011

02. Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esportes:
Entre-Ijuís participa da Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis
Sabemos que o Brasil vem desenvolvendo um processo de inclusão desde 1992, quando uma nova política de fortalecimento da Educação Especial foi estabelecida por meio da recriação da Secretaria de Educação Especial (SEESP), na estrutura do MEC (Ministério da Educação) - Lei 8.490/92. A garantia da educabilidade para todos passou a exigir dos professores do ensino regular conhecimentos específicos sobre os alunos com necessidades educacionais especiais, não mais sob a luz do seu possível déficit, mas, fundamentalmente, na valorização de suas potencialidades e possibilidades. Por meio das Políticas Públicas em apoio à Educação Inclusiva e dos projetos de Formação Continuada de Professores, o MEC assumiu como premissa a indissociabilidade da teoria-prática e a concepção de um processo educativo que necessita ser transformado e reinventado.
Esta transformação se dá através da formação continuada dos profissionais da educação.
Entre-Ijuís está participando do Curso de Formação Continuada através da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em parceria com o MEC. Estavam escritos para este curso cinco professores da rede municipal de Entre-Ijuís, mas somente uma professora foi selecionada pela equipe da Universidade devido à grande procura para a realização do curso online o qual terá a duração de 180 horas, estruturado em seis módulos.
Esta representando o Município de Entre-Ijuís nesta formação continuada à professora Vera Queiros da Fonseca. No dia 23 de março teve inicio oficialmente as atividades do curso. Neste dia iniciaram as atividades referentes ao Módulo 1- Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis e Política Nacional de Educação Especial.
Neste primeiro módulo, chamado "Teleduc e Política Nacional de Educação Especial" basicamente resume-se a: Conhecer a equipe de coordenação e a proposta do curso, uso do perfil, do correio, mural, editor de texto e o portfólio bem como o estudo de diversos textos os quais irão apoiar a realização das diferentes atividades . Também neste módulo esta disponível na ferramenta de Leituras diferentes textos. Também faz parte de primeiro módulo a participação e a utilização do fórum de discussão e o uso da ferramenta Diário de Bordo para construção de sua autoavaliação.
Conforme a professora Vera Queiros da Fonseca a expectativa em relação ao curso é grande, sei que tenho muito a aprender em relação à inclusão e hoje contamos com uma série de recursos que estão ai para serem utilizados. São muitos os recursos e metodologias para os processos educativos por meio de diferentes ambientes de aprendizagem, mas percebo diariamente que ainda não dominamos estes recursos. Quero aprender sobre as tecnologias da educação e comunicação acessíveis para trazer para a escola o conhecimento melhorando ainda mais a minha prática pedagógica.
Conforme a Secretária Municipal de Educação Professora Tânia Maris Scola todos estes cursos de formação continuada estão sendo proporcionados aos professores os quais estão dispostos a melhorar ainda mais a qualidade da educação. Este curso é um exemplo, pois faltaram vagas e são em torno de 1000 cursistas que estão realizando este aperfeiçoamento online. Sabemos que para a realização deste é preciso comprometimento e muita dedicação, pois são 180 horas de intensas atividades além de muita leitura e produções as quais irão proporcionar a construção do conhecimento tanto da professora, como para a escola e tudo isso irá resultar no aproveitamento para os nossos alunos.

03. Secretaria Municipal de Assistência Social
Em parceria com o SENAR e a Secretaria Municipal de Assistência Social vem realizando cursos nos Clubes de Mães, nas associações de Bairros e nas entidades interessadas. Nos dias 21 a 23 de Março, na residência da senhora Lidia Gubert, Bairro Progresso, aconteceu o Curso de Aproveitamento integral de alimentos.

11._NOTCIAS_Curso2_-_02.04.2011

Neste curso as participantes aprenderam muito sobre a Saúde Colorida, isto é, de servir a mesa para seus familiares de forma bem colorida aproveitando as frutas e hortaliças de cada estação.

11._NOTCIAS_Curso1_-_02.04.2011

Estão agendados os seguintes cursos: 02 a 06 de Maio - Curso de fibra de bananeira que será realizado na sede do município; 12 a 14 de maio - Curso de panificação a ser realizado também na sede do município; 17 a 20 de maio – Curso de Construção de Estufas que será realizado através do Clube de Mães Servas Luteranas São Paulo da Esquina Gaúcha na residência da senhora Norma Zweigle Mello.
Solicitamos aos Clubes de Mães, Associações e demais entidades interessadas nos cursos do SENAR, que agendem na recepção da Secretaria cursos para o ano de 2011.

04. IPTU 2011 – ALVARÁ - ISS
Já estão à disposição da população entreijuiense, no balcão de atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda na Prefeitura Municipal, os carnes para o pagamento do IPTU 2011, Alvará e ISS. O vencimento para pagamento da parcela única com desconto de 10% é dia 11 de abril. Ou, então, pode ser parcelado em até 8 vezes, sendo que o primeiro pagamento é com vencimento no dia 11 de abril. O IPTU que você paga, reverte 100% em benefícios à Comunidade Entreijuiense.

05. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA
Nos dias 25 e 30 de março de 2011, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, reuniu-se o COMDICA de Entre-Ijuís.

11._NOTCIAS_COMDICA2_-_02.04.2011

A Presidente, professora Cleusa Maria dos Santos, compartilhou o texto de Rubem Alves – "A Arte de Educar", no qual o autor diz: "Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir e não se torna como criança jamais será sábio". O COMDICA analisou os ofícios do Conselho Tutelar quanto à presença de menores desacompanhados dos pais ou responsáveis em casa noturnas, bares, bailes e boates. Tanto o Conselho Tutelar quanto a Brigada Militar de Entre-Ijuís estão fiscalizando nosso município no cumprimento da lei. Também foi debatida a possibilidade de preenchimento de vagas no Conselho Tutelar até o término do mandato dos atuais Conselheiros.

06. Renovação no Secretariado Municipal
Neste 01 de abril, foram empossados os novos Secretários Municipais, da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal da Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente. Para a Secretaria Municipal de Saúde, tendo em vista a exoneração de Gilson Ávila Martinez, foi nomeado a Psicóloga Amabilia Beatriz Portela Arenhart. Para a Secretaria Municipal da Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente, cujo Secretario Pedro Bueno Gonçalves, atendendo ao pedido do Partido dos Trabalhadores (PT) solicitou ao Prefeito a sua exoneração, foi nomeado o Técnico Agrícola Rodrigo Pettenon.

11._NOTCIAS_Posse_Rodrigo_e_Amabilia_-_02.04.2011

07. Secretaria de Transportes e Obras Pública
Foi realizada a substituição do reservatório de água, caixa metálica de 5mil litros por um reservatório de Fibra, na Escola desativada, Osório da Silveira, que abastece parte da Esquina Rondinha.

11._NOTCIAS_Obras_-_02.04.2011

08. Grupo Melhor Idade
Todas as manhãs de sexta-feira, na Academia ao ar livre da Praça Caetano Uggeri,

11._NOTCIAS_Praa1_-_02.04.2011

reúne-se o Grupo Melhor Idade da Secretaria Municipal de Saúde, acompanhados da Professora de Educação Física – Francieli Libardoni, para obterem uma melhor qualidade de vida. Participe você também.

11._NOTCIAS_Praa2_-_02.04.2011