NOTÍCIAS - de 08 a 15 de abril de 2011 - Prefeitura Municipal de Entre-Ijuís - Rio Grande do Sul

NOTÍCIAS - de 08 a 15 de abril de 2011

NOTÍCIAS - de 08 a 15 de abril de 2011

 Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Entre-Ijuís/RS, Armin Felipe Schünke.



01. Programações em Homenagem ao Município de Entre-Ijuís – 23° Aniversário e Semana Missioneira 2011

Aconteceram durante esta semana diversas programações alusivas ao 23º aniversário de Entre-Ijuís:

- Dia 11 de abril, Sessão Solene na Câmara de Vereadores:
A Câmara de Vereadores realizou na segunda-feira, dia 11 de abril de 2011, com início às 18h00min, uma bonita homenagem ao Município pelos 23 anos de emancipação Político Administrativa. Ao fazerem o uso da palavra, os vereadores destacaram a importância de valorizarmos nosso Município, bem como, buscar a união para juntos construirmos um Entre-Ijuís melhor. O prefeito Municipal, José Paulo Meneghine, destacou a participação da comunidade na construção de um Entre-Ijuís melhor. E salientou que, para as comemorações alusivas ao 23º aniversário de Entre-Ijuís, está encontrando o apoio de todos e muitos colaboraram. A estes, a Administração Municipal agradece. Participaram desta homenagem, além dos Vereadores, o Prefeito Municipal – José Paulo Meneghine, a Vice-Prefeita – Aldina Cirene Uggeri Hampel, o ex-prefeito – Paulo Airton Nunes da Silva, os Secretários Municipais, servidores municipais, bem como, representantes da Comunidade. A SMEC, juntamente com a Administração Municipal, parabeniza a Câmara de Vereadores pela bela iniciativa.
13._NOTCIAS_Camara_de_Vereadores_-_16.04.2011

- Dia 12 de abril, 2ª Feira Municipal de Saúde e Mostra de Produtos da Agricultura Familiar: Tendo como local a Unidade Básica de Saúde de Entre-Ijuís e o Salão Paroquial, a Secretaria Municipal de Saúde coordenada pela Psicologa Amabilía Arenhart, com o apoio das demais secretarias, de Agricultura, de Educação e Cultura, bem como, da EMATER; do 1º BCOM; do DEMAM de Santo Ângelo; do Ecos do Verde; da Polícia Civil; da Brigada Militar; do Ministério Público; do CTG Passo do Ijuí; das Universidades (URI, UNIJUI e IESA); da CEREST de Ijuí e da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. O Tema da Feira foi: "A VIDA PEDE PASSAGEM", tendo como propósito refletir e mobilizar a população acerca da importância da Biodiversidade saudável. Segundo a professora Jurema dos Anjos, este evento é muito importante porque faz com que a comunidade participe das atividades do município e conheça as realizações da Secretaria de Saúde.
ABERTURA DA FEIRA
13._NOTCIAS_Feira_de_Sade1_-_16.04.2011


GRUPO MELHOR IDADE DA UBS
13._NOTCIAS_Feira_de_Sade2_-_16.04.2011


- Hora Cívica nas Escolas Municipais: Representando a Administração Municipal, a Vice-Prefeita - Aldina Cirene Uggeri Hampel, juntamente com a equipe da SMEC - as professoras Ligiane Maria Gasparin, Cláudia Adriana Leonardo e Maria Elisabete de Souza, participaram no dia 12 de abril na Escola Zeferino Antunes de Almeida da Hora Cívica em homenagem ao 23º aniversário de Entre-Ijuis. Também participaram a Srª Jacinta Kruel de Almeida e a Srª Cirene Lubini. Parabenizamos a comunidade escolar, Zeferino Antunes de Almeida, pelas belíssimas apresentações onde resgataram a formação do povo de Entre-Ijuís através do Projeto: Caminhando Para Um Mundo Melhor. Demonstraram através da dança a cultura indígena, afro, italiana e alemã, mostrando assim a importância de buscar um mundo melhor. Segundo a Diretora do Departamento Pedagógico, professores e alunos mostraram a parceria, a integração nas diferentes turmas mostrando na pratica o verdadeiro valor do trabalho cooperativo.
13._NOTCIAS_Hora_Cvica1_-_16.04.2011
13._NOTCIAS_Hora_Cvica2_-_16.04.2011
13._NOTCIAS_Hora_Cvica3_-_16.04.2011
13._NOTCIAS_Hora_Cvica4_-_16.04.2011

- Baile com os Monarcas: Para encerrar as programações em homenagem ao Município pelo seu 23º aniversário, foi promovido pelo CTG O Grito de Sepé um baile animado pelo grupo "Os Monarcas", o qual foi um sucesso. A Administração Municipal, na pessoa do Prefeito José Paulo Meneghine, bem como por representantes de todas as Secretarias Municipais prestigiaram o evento. O Prefeito de São Miguel das Missões, Pedro Everling, também prestigiou o evento parabenizando o Entre-Ijuís pelo 23º aniversário. A Administração Municipal parabeniza a patronagem do CTG O Grito de Sepé pelo belo evento realizado o qual engrandeceu o nosso município.
13._NOTCIAS_Baile_Monarcas1_-_16.04.2011
DSC07525

- Dia 13 de abril, Mateada na Praça Caetano Uggeri e Mostra de Produtos da Agricultura Familiar: Na tarde do dia 13, quarta-feira, foi realizada pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e de Agricultura, na praça Caetano Uggeri a Mateade e Mostra de Produtos da Agricultura Familiar. O Centro de Orientação à Criança e ao Adolescente Olmiro Dalla Corte, coordenado por Carla Bueno Sost, abrilhantou o evento com uma apresentação da Oficina de Percussão. A Oficina de Percussão atende cerca de 40 crianças e adolescentes no turno inverso ao período escolar e tem como objetivo, proporcionar atividades culturais e instrutivas promovendo a inclusão social através da música e da arte. Esta oficina tem como orientador Clóvis Pinheiro Carvalho Júnior. A Escola Técnica estadual de Entre-Ijuís, por sua vez, encantou todos os presentes na praça Caetano Uggeri com suas apresentações. A escola fez a sua homenagem com duas apresentações sendo que destacamos, a coreografia da música Sepé Tiraju de autoria dos entreijuienses Mauro Nardes e Potiguara Meirelles. A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, parabeniza ao Centro de Orientação à Criança e ao Adolescente Olmiro Dalla Corte e a Escola Técnica pelas belas apresentações as quais encantaram todos os presentes e também aos autores da letra da música Sepé Tiaraju, Mauro Nardes e Potiguara Meirelles, através da qual relatam um pouco da nossa história.
13._NOTCIAS_Mateada3_-_16.04.2011
13._NOTCIAS_Mateada2_-_16.04.2011
13._NOTCIAS_Mateada1_-_16.04.2011

- Programações de 16 a 20 de abril: A Administração Municipal, através do Prefeito Municipal José Paulo Meneghine, convida a todos para participarem das demais programações alusivas ao 23º aniversário de Entre-Ijuís:
Dia 16/04
20:00 – Show em homenagem ao Município com JOÃO CHAGAS LEITE
Local: Praça Caetano Uggeri
Dia 17/04
08:00 – Início da Cavalgada Entre-Ijuís a São João Batista. Saída em frente ao CTG Grito de Sepé
10:00 Início do Gaitaço
12:00 – Almoço
17:00 – Festa – Animação Som Alegre
Local: Comunidade de São João Velho
Dia 18 /04
08:30 – Seminário "Para gostar de São João Batista" - Prof. Mario Simon
Local: CTG Passo do Ijuí
Dia 19 /04
8:30 – Café Festivo ao Município
Local: EMEI Jociane Casarotto dos Santos (FOFA)
14:00 - Seminário "Para gostar de São João Batista" - Prof. Mario Simon
Local: CTG Passo do Ijuí
19:30 – Recital de Poesia e lançamento do Livro Afluências 9ª Ed.
21:00 – Jantar típico Guarani
Local: CTG Passo do Ijuí
Dia 20 /04
09:00 – Hora Cívica
Local: EMEF São Paulo
Local: EMEF Maria Antonia Uggeri Pizetta
14:00 – Hora Cívica
Local:EMEF Antonio Cortez

A SUA PRESEÇA É GARANTIA DE SUCESSO EM NOSSAS PROGRAMAÇÕES!

02. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA
O COMDICA de Entre-Ijuís convoca todos os seus Conselheiros para uma importante reunião na segunda-feira, dia 18 de abril, às 8:30horas na sala de reuniões da Prefeitura Municipal.

03. Bairro Ribas – Feira da Pechincha
Dia 07 de maio de 2011 acontecerá na sede da Associação do Bairro Ribas a Feira da Pechincha. E no dia 14 de maio, acontecerá o dia "D" com atividades diversas coordenadas pela Comunidade Católica Nossa Senhora Aparecida.

04. CORSAN
Na manhã desta quinta-feira, dia 14 de abril, estiveram reunidos no Gabinete do Prefeito Municipal José Paulo Meneghine, a atual Gerente da CORSAN srª Eli, acompanhada dos funcionários Araquem e Eduardo, bem como os Secretarios Municipais de Obras, Armindo Leiria e da Fazenda Adelar Setin. Nesta reunião foi acertada a parceria entre CORSAN e Prefeitura Municipal na operação tapa buracos devido obras da CORSAN. Onde for necessário o asfalto será de responsabilidade da CORSAN e onde for com pedras irregulares sob responsabilidade da Prefeitura Municipal com o devido ressarcimento por parte da CORSAN.
13._NOTCIAS_Reunio_CORSAN_-_16.04.2011

05. Secretaria Municipal de Educação Cultura, Turismo e Esportes
Nos dias 11 e 12 de abril, sob a coordenação da Tutora Ligiane Maria Gasparin, teve continuidade do Programa Gestar II e Pró Letramento em Linguagem.
A Secretária de Educação, professora Tânia Maris Scola, esteve participando nos dia 12 e 13 de abril em Porto Alegre do 22º Fórum das Secretarias Municipais de Educação. Este foi promovido pela Federação das Associações de Municípios do RS – FAMURS e União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME/RS. Segundo a Secretária foram abordados os seguintes assuntos: Plano Nacional de Educação: O Projeto de Lei 8035/10 - O novo Plano Nacional de Educação 2011-2020. A gestão da Educação Infantil: financiamento e concepções, Prêmio ITAÚ/UNICEF, eleições para a diretoria da UNDIME/RS 2011-2013. A qualidade no Ensino Fundamental: compromisso com a aprendizagem, fluxo e conclusão. O Ensino Fundamental: a jornada escolar e a qualificação dos diretores. O regime de Colaboração: os Municípios, o Estado e a União. As relações institucionais e metas do novo Plano Nacional de Educação - PNE e a Valorização dos Professores: piso nacional e carreiro do magistério.

06. Escola Municipal de Ensino Fundamental São Paulo
- LÍDERES E VICE LÍDERES DAS TURMAS: Foi realizado a escolha dos líderes e vice-líderes das turmas do 6º Ano a 8ª série, sendo uma prática de exercício da cidadania e do direito ao voto. A 8ª série escolheu como líder a aluna Taís e vice a aluna Vanessa; a 7ª série escolheu os alunos Gerson e Adão; a 6ª série escolheu os alunos Luiz Ricardo e Bruno e o 6º Ano escolheu os alunos Anderson e Dijamar.
13._NOTCIAS_Escola_So_Paulo2_-_16.04.2011

- O JAPÃO NA SALA DE AULA: Os alunos da 8ª série, orientados pelos professores José Sulzbach de Geografia e Antonia Denise de Ciências, realizaram um estudo sobre os últimos acontecimentos ocorridos no Japão. Após pesquisa e confecção de paineis, apresentaram o estudo aos demais colegas da escola. O material está exposto no corredor da escola e serve de pesquisa aos demais alunos da Escola São Paulo.
13._NOTCIAS_Escola_So_Paulo1_-_16.04.2011