Educação Fiscal - Segunda-feira, 20 de Junho de 2022

Concurso "Imagens que Falam"

1° concurso "Imagens que Falam"

Concurso

Na tarde da quarta- feira, 15 de junho, foi realizada na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Entre- Ijuís, a premiação do concurso de fotografias “IMAGENS QUE FALAM”, o qual integra o projeto de educação fiscal que tem suas  atividades desenvolvidas junto às escolas da rede municipal de ensino. Este projeto é coordenado em parceria pelas Secretarias Municipais de Educação e da Fazenda.

Participaram alunos da educação infantil, turmas de Pré-escola, até o 9º ano do ensino fundamental, dividido em três categorias. Categoria 1: pré-escola, 1º e 2º anos; categoria 2: 3º ao 5º anos e categoria 3: 6º ao 9º anos. O objetivo deste concurso é despertar o interesse dos estudantes para a Educação Fiscal, e tratar de temas relacionados à função social dos tributos, a aplicação dos recursos públicos e as estratégias e os meios para o exercício do controle democrático entre os estudantes.

O concurso foi realizado em duas etapas, a primeira na escola, onde os alunos deveriam fotografar uma imagem que representasse o desenvolvimento da economia e formas que demonstrem a arrecadação dos tributos, o foco poderia ser na arrecadação dos recursos públicos, preservação de bens públicos, mapeamento de bens públicos existentes no entorno da escola e na cidade, recursos públicos que a escola receba. A escola deveria pré selecionar 2 fotos por categoria, e enviá-las à secretaria onde foram avaliadas por um grupo de 5 jurados os quais escolheram as três melhores de cada categoria. Entre os critérios avaliativos foram considerados, na categoria um a imagem, categoria dois imagem mais uma frase e categoria três imagem mais um pequeno texto.

Contamos com a parceria das empresas do nosso município lojas Quero-Quero, Elyte Metalúrgica e Sicredi – agência de Entre – Ijuís  que apoiaram este concurso doando as bicicletas para a premiação dos primeiros lugares.

Os ganhadores foram:

CATEGORIA 1

1º lugar: Lorenzo Weidmann – pré II - EMEF Antônio Cortez;

2º lugar: Vicenzo Schimorantz – pré – EMEF São Paulo;

3º lugar: Karen Isadora Gorgem 1º ano – EMEF Antônio Cortez.

CATEGORIA 2

1º lugar: Thainara Moura Ramos – 3º ano EMEF São Paulo;

2º lugar: Rafael Rener dos Santos – 3º ano EMEF Zeferino Antunes de Almeida

3º lugar Sabrina dos Santos Bernardi – 3º ano EMEF Maria Antônia Uggeri Pizetta;

CATEGORIA 3

1º lugar: Jamily Ferigolo Morais -8º ano EMEF Zeferino Antunes de Almeida

2º lugar: Débora Beatriz Schaurich – 8º ano EMEF Antônio Cortez;

3º lugar: Lorenzo da Silva Sá – 8º ano EMEF Maria Antônia Uggeri Pizetta.