Educação Fiscal 2022

Educação Fiscal - Terça-feira, 31 de Maio de 2022


Educação Fiscal 2022

Educação Fiscal 2022

educação é imprescindível para a organização e principalmente inclusão social. É através da educação que o indivíduo se tornará alguém mais tolerante e consciente acerca de seus próprios atos em relação aos outros.

Podemos traduzir a educação em: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver em conjunto e aprender a ser.

Nossas escolas trabalham a Educação Fiscal como tema integrado ao dia a dia.

Veja algumas atividades desenvolvidas no 1° semestre de 2022.

Criação  de mascote pela escola EMEF São Paulo.

Mascote da escola Fiscalito, realizou visitas nas dependências da escola e distribui os envelopes para alunos, professores e funcionários para juntar as notas das compras realizadas no município e troca las por cautelas na secretaria da fazenda.

EDUCAÇÃO FISCAL 2° ANO

A Educação Fiscal e a responsabilidade financeira em sala de aula desenvolvem a formação plena do aluno, tem por objetivo fortalecer o pensamento crítico na criança e criar um cidadão consciente.

 

ATIVIDADE 1 : Você já ouviu a palavra CIDADÃO? Vamos procurar no dicionário seu significado.

 

ATIVIDADE 2 : Escreva três frases sobre ser um cidadão consciente.

 

ATIVIDADE 3: Acróstico:

 

ATIVIDADE 4: Com objetivo de trabalhar a importância da nota fiscal e aprofundar, sistematizar e ampliar o conhecimento sobre o sistema monetário, bem como incentivar o cálculo e o uso de valores para resolver situações envolvendo quantias em dinheiro, resolvemos montar um mercadinho em sala de aula, onde os alunos pudessem colocar em prática e desenvolver a aprendizagem de forma lúdica e divertida.

                                   EMEF Maria Antônia desenvolveu atividades com objetivo de mostrar que a escola é um lugar de todos. 

 Conhecendo a escola. 

                                                                 

EMEF  Zeferino

Os alunos das turmas do 2° e 3° anos, realizaram uma atividade prática envolvendo a Educação Fiscal. Os alunos compreenderam que ao realizarmos a compra de produtos no supermercado, por exemplo, pagamos taxas de impostos. Impostos esses que são arrecadados para o funcionamento de órgãos públicos, como por exemplo, a escola sendo um deles. Dessa forma, os alunos realizaram a simulação da emissão da nota fiscal, como também desenvolveram a habilidade que diz respeito ao sistema monetário, envolvendo a resolução de situações cotidianas como a compra, a venda e o troco.

                                                   Escola Antonio Cortez

ATIVIDADE 2° ANO E 3° ANO 

NOSSA MOEDA, O REAL

  • Em primeiro momento foi questionado se os alunos conheciam a moeda corrente do Brasil. Em seguida a professora trouxe uma atividade de ligar o desenho das moedas ao valor escrito por extenso.
  • Os alunos depois desta atividade receberam uma folha A4 e confeccionaram suas próprias moedas, cuidando o tamanho, cores e suas próprias descrições especificas que cada moeda possui.

Escola EMEI

Turma brincando de mercadinho e exigindo a nota fiscal; visita ao supermercado.

Prefeitura Municipal


Entre Ijuís