Foi realizado na tarde desta segunda-feira, 18 de agosto, na Praça Caetano Uggeri – Rua Coberta - João Cadena de Assumpção o Ato Oficial de Recepção do Fogo Simbólico da Pátria, alusivo à 88ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria – 2025, promovida pela Liga da Defesa Nacional – Seção do Rio Grande do Sul, entidade civil patriótica e sem fins lucrativos, fundada por Olavo Bilac em 1916, e que atua, desde 1938, com a missão de preservar os ideais de civismo, patriotismo e amor à Pátria.
Este ato celebra o início das comemorações da Semana da Pátria, levando a Chama do Fogo Simbólico por diversas cidades do Estado e do país, reafirmando o compromisso com os valores nacionais, a cidadania e a construção de uma sociedade justa e solidária.
TEMA NACIONAL – 2025
D. Pedro II – O Imperador do Brasil
Neste ano, a Liga da Defesa Nacional homenageia Dom Pedro II, o segundo e último imperador do Brasil. Soberano culto, progressista e defensor da ciência, da educação e das liberdades civis, D. Pedro II governou o Brasil por quase 50 anos, sendo reconhecido internacionalmente por sua diplomacia e visão de futuro. Seu legado permanece como símbolo de estabilidade, integridade e dedicação ao povo brasileiro.
TEMA REGIONAL – 2025
Grêmio Náutico União – 120 anos de História, Esporte e Tradição
O tema regional destaca os 120 anos do Grêmio Náutico União, entidade tradicional do Rio Grande do Sul, fundada em 1901. O clube representa, com excelência, os valores do associativismo, do esporte e da integração social, formando gerações de atletas e cidadãos. Com trajetória marcada por conquistas esportivas e por seu papel ativo na cultura e educação, o GNU é um verdadeiro patrimônio do povo gaúcho.
LIGA DA DEFESA NACIONAL – SEÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL
A Liga da Defesa Nacional – RS, presidida atualmente pelo Ce.l de Cavalaria Marco Dangui Pinheiro, Presidente da Liga da Defesa Nacional do Estado do Rio Grande do Sul que é responsável pela organização da Corrida do Fogo Simbólico no Estado, percorrendo centenas de municípios com o propósito de despertar o sentimento cívico nos corações dos brasileiros.
A Chama do Fogo Simbólico foi acesa na cidade de Cruz Alta, berço da centelha patriótica no Rio Grande do Sul, e segue sua trajetória em direção às diversas comunidades, sendo acolhida com respeito, entusiasmo e espírito cívico.
Gilmar Sousa Chagas, Diretor Institucional da Liga da Defesa Nacional do Estado do Rio Grande do Sul fez a entrega da centelha ao Prefeito Brasil Antônio Sartori que realizou o acendimento no município. A Corrida do Fogo Simbólico da Pátria é um gesto de união e amor ao Brasil.
Também estiveram presentes a Secretária de Educação, Cultura, Turismo e Esporte Regina Machado de Souza, Secretária de Agricultura, Indústria e Comércio Marcia Kusler, Tenente José Ricardo Comandante da Brigada Militar de Entre-Ijuís, Diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Raiani Dias Rotilli Bruinsma, Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Carlos Kruel e demais servidores municipais e público em geral.
Entre Ijuís