O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Entre Ijuís, domingo, 14 de setembro de 2025
(55) 2120-2750
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.
Idioma
Português
English
Español
Français
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
Reunião ocorreu na tarde desta segunda-feira
O Município de Entre-Ijuís encaminhará à Câmara de Vereadores, nesta semana, o Projeto de Lei que promove a reestruturação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos efetivos. A proposta foi construída a partir de estudos técnicos realizados pelos gestores do Fundo de Previdência e pelo Conselho Municipal de Previdência, sendo amplamente debatida em assembleia com os servidores e em reunião com os vereadores.
Entre as principais medidas, estão a contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas que recebam valores acima de três salários mínimos a partir de 2026 e, de dois salários mínimos, a partir de 2027, a adequação da idade mínima e do tempo de contribuição para aposentadoria, além da instituição de regras de transição para os servidores já vinculados ao serviço público.
A reforma visa garantir maior equilíbrio atuarial e financeiro ao Fundo de Previdência, assegurando o pagamento dos benefícios presentes e futuros. Com essas mudanças, a Administração Municipal busca viabilizar a sustentabilidade do sistema previdenciário, mantendo a segurança dos direitos dos servidores e a responsabilidade com as contas públicas.
O Projeto de Lei que será apreciado pela Câmara Municipal de Entre-Ijuís dispõe sobre a reestruturação do RPPS, estabelecendo:
Contribuição de aposentados e pensionistas: cobrança sobre valores que excedam três salários mínimos em 2026 e dois salários mínimos a partir de 2027.
Contribuição dos ativos: manutenção da alíquota de 14%.
Idade mínima e tempo de contribuição: 65 anos (homem) e 62 anos (mulher), com 25 anos de contribuição, respeitados períodos mínimos de efetivo exercício no serviço público.
Regras especiais: aposentadorias diferenciadas para professores e servidores expostos a agentes nocivos.
Regras de transição: garantem condições graduais para servidores já em atividade, com exigências progressivas de idade, tempo de contribuição e sistema de pontos.
Gestão e controle: fortalecimento do Conselho Municipal de Previdência e do Comitê de Investimentos, assegurando transparência e acompanhamento da aplicação dos recursos.
A reunião de apresentação e diálogo ocorreu na tarde da segunda-feira, 18 de agosto no Gabinete do Prefeito Brasil Sartori. Estiveram representados no encontro o Poder Executivo, Poder Legislativo, Representantes do RPPS, Sindicato dos Municipários e Sindicato dos Professores Municipais.
Fique por dentro dos índices - ver todas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.
Versão do sistema: 2.0.0 - 12/09/2025
Portal atualizado em: 12/09/2025 16:40:47